TDAH vs. Ansiedade: Você sabe diferenciar?
- Júlia Tomedi Martins
- 6 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
"O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno de Ansiedade Genralizada (TAG) são duas condições psicológicas que podem afetar significativamente a vida cotidiana de uma pessoa. Embora distintos, esses transtornos compartilham algumas características e podem coexistir em uma mesma pessoa."
O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é uma condição marcada pela dificuldade de concentração, hiperatividade e impulsividade. Indivíduos com TDAH podem ter dificuldades em manter o foco em tarefas, sendo frequentemente desorganizados e impulsivos em suas ações. Geralmente manifestado desde a infância como inquietação física e dificuldade em seguir instruções.
Por outro lado, a ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações perigosas, mas quando excessiva e persistente, pode se tornar um sintoma e se desenvolver para um Transtorno de Ansiedade. Os sintomas incluem preocupação excessiva, tensão muscular, irritabilidade e dificuldade em relaxar. Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno do Pânico e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Embora esses transtornos tenham suas distinções claras, é importante reconhecer que eles podem apresentar sintomas sobrepostos e até mesmo coexistirem em uma mesma pessoa. Por exemplo, a inquietação e a dificuldade de concentração podem ser sintomas tanto do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) quanto da ansiedade. Essa sobreposição de sintomas pode dificultar o diagnóstico e o tratamento adequado.
O apoio de profissionais da saúde pode fazer toda a diferença no gerenciamento dos sintomas desses transtornos e na melhoria da qualidade de vida.
Diante dessa complexidade, buscar avaliação psicológica com profissionais especializados(as) é fundamental. Assim, você pode realizar uma avaliação abrangente, considerando os sintomas, histórico médico e outras variáveis importantes para um diagnóstico preciso.
A partir daí, um plano de tratamento individualizado pode ser desenvolvido, incluindo psicoterapia, medicamentos, ou uma combinação de ambos, e outros.
Lembre-se: a busca por ajuda profissional é o primeiro passo em direção à compreensão e ao superação de nossos desafios, dando o norte para uma vida mais equilibrada e plena.
留言